O sonho do ouro olímpico de Hugo Calderano no tênis de mesa acabou nesta sexta-feira (2), quando o brasileiro foi derrotado pelo sueco Truls Möregårdh, número 26 do mundo, por 4 a 2 (10/12, 14/16, 11/7, 7/11, 12/10 e 8/11) nos Jogos Olímpicos.
Agora, o representante do Brasil irá enfrentar Felix Lebrun, francês, em busca do bronze e da primeira medalha da história do tênis de mesa brasileiro. A decisão do terceiro lugar será às 8h30min (horário de Brasília) no domingo.
Ainda assim, Calderano fez o maior resultado do país na história da Olimpíada. Até então, a melhor colocação do Brasil na competição havia sido o quinto lugar dele mesmo em Tóquio, em 2021, quando parou nas quartas de final.
— É difícil assimilar ainda. Tive várias chances e não consegui aproveitar. O sueco jogou em um nível muito alto. Ele usa muita variação, bem diferente de qualquer outro jogador. Tentei o tempo inteiro achar as soluções. Ele realmente mereceu essa vitória. Antes de brigar pelo bronze, preciso assimilar essa derrota. Vai ser uma partida muito difícil com ele jogando em casa, mas com certeza vai ser disputado — disse o brasileiro após a derrota.
O brasileiro esteve perto de abrir o jogo com uma vitória no primeiro game. Calderano chegou a fazer 10 a 4, precisando de apenas um ponto para confirmar a parcial. No entanto, o sueco fez oito pontos seguidos e conseguiu fazer 12 a 10, abrindo em vantagem.
O segundo set foi equilibrado até o final. O brasileiro conseguiu salvar dois matches points e permaneceu vivo no duelo. No entanto, depois do empate em 14 a 14, o sueco confirmou os dois pontos seguintes e fechou em 16 a 14.
A terceira parcial foi para o Brasil. Calderano e Möregårdh trocaram pontos até o meio do set, mas o brasileiro conseguiu administrar a vantagem e fechou em 11 a 7.
O sueco soube aproveitar os erros do brasileiro na parcial seguinte, foram quatro em sequência. Calderano conseguiu encostar no marcador, mas o europeu fechou em 11 a 7, ficando a um set da final.
O brasileiro confirmou o quinto set em seu segundo ponto para isso. Mais uma vez, a parcial foi bastante equilibrada, mas prevaleceram os golpes de Calderano na reta final e ele fechou em 12 a 10.
A partida foi fechada com a vitória do sueco no sexto set. No 12º ponto, Möregårdh conseguiu abrir três pontos de vantagem (8 a 5), marcando quatro vezes na sequência. Calderano chegou a encostar no placar, mas o adversário fez três pontos e fechou em 11 a 8, mais uma vez, acabando com a chance de Calderano de brigar pelo ouro.