O tênis brasileiro começou muito mal o torneio olímpico em Roland Garros. Num domingo (28) de muito sol e que lembra os dias entre maio e junho, quando o tradicional Grand Slam do saibro é disputado tem grande público circulando no complexo e que é marcado por um possível último jogo de simples de Rafael Nadal no estádio e de quatro brasileiros em ação.
Número 1 do Brasil no ranking da ATP, Thiago Wild foi superado pelo argentino Tomás Etchverry, 35º do mundo, que fez 2 a 0, parciais de 7/6 (7) e 6/2, em 1h57min de partida disputada na quadra de número 9.
Thiago começou bem o jogo, manteve o saque e teve uma chance de quebra mas não converteu. Logo depois, ele perderia o saque em 1-2, mas conseguiria devolver o break em 2-2 e com ambos os jogadores mantendo o saque a definição chegou ao tie-break, onde o paranaense chegou a abrir 5-1 e mesmo sacando não conseguiu fechar a parcial, que viria a perder por 9-7, para delírio da torcida argentina que compareceu em bom número, assim como a brasileira.
Já o segundo set foi totalmente dominado por Etcheverry, que se impôs sem dificuldade. Agora, ele enfrentar o ganhador da partida entre o chileno Alejandro Tabilo, 15º favorito, e o russo Roman Safiulin, que defende a Equipe de Atletas Independentes.
Após a partida, todos os jogadores de todas as quadras, passaram pela zona mista obrigatória. O único a não comparecer foi Thiago Wild. Sequer a assessoria de imprensa do Comitê Olímpico do Brasil conseguiu falar com o tenista que ocupa o 72º lugar no ranking mundial.
Já o vencedor da partida falou sobre como sentiu o duelo.
— Foi um jogo difícil. Ele (Thiago) é um jogador duro, já nos enfrentamos outras vezes. A chave (da vitória) foi o primeiro set, quando consegui sair de 1-5 no tiebreak — disse Etchverry, que agora lidera os confrontos entre eles por 5 a 1.
Ainda neste domingo, Thiago Monteiro, Bia Haddad Maia e Laura Pigossi estreiam nas chaves de simples masculina e feminina. Thiago Wild aguarda o torneio de duplas, quando jogará com Monteiro. Eles enfrentarão os húngaros Márton Fucsovics e Fabián Maroszán em data a ser confirmada.