Pela segunda vez no programa olímpico, o skate chega a Paris como mais uma das promessas de medalhas para o Brasil. Se em Tóquio a modalidade garantiu três pódios para o país — três pratas, duas no skate street e outra no park —, na França a expectativa é que esse número possa aumentar. As competições se dividem entre esse final de semana (27 e 28 de julho) e a outra semana (6 e 7 de agosto).
Maior expoente brasileiro na modalidade, Rayssa Leal, agora com 16 anos, volta a ser a maior esperança para, enfim, conquistar o ouro olímpico. Há três anos, a jovem de Imperatriz, no Maranhão, ficou com a prata, mas encantou o mundo com a sua espontaneidade e com a capacidade de fazer manobras com uma leveza incrível. De lá para cá, dominou a modalidade, conquistando em duas oportunidades a Street League Skateboarding (SLS), a mais importante competição no street.
Ao lado dela, outros 11 skatistas buscarão um lugar no pódio. No street feminino, Pamela Rosa e Gabi Mazetto farão companhia a Rayssa. As maiores adversárias das brasileiras serão as japonesas Coco Yoshizawa e Liz Akama e a australiana Chloe Covell.
Esperanças no masculino
No masculino, Giovanni Viana, vencedor do último SLS Supercrown, Felipe Gustavo, e Kelvin Hoefler, prata em Tóquio, serão os concorrentes. Todos esses competem já neste primeiro final de semana de Olimpíada: homens no sábado e mulheres no domingo.
No skate park, as competições serão apenas entre os dias 6 e 7 de agosto. Nos Jogos de Tóquio, Pedro Barros ficou com a medalha de prata. Dessa vez, ele também estará na disputa, mas ao lado de dois estreantes olímpicos. Augusto Akio e Luigi Cini foram nomes que se destacaram no último ciclo e passaram os três anos chegando aos pódios das principais competições da modalidade.
No feminino, o trio é quase igual ao do Japão. Dora Varella e Isadora Pacheco são as remanescentes. A novata será Raicca Ventura, que teve bons resultados durante os últimos três anos.
Calendário da modalidade
27/7 (sábado)
- 7h – fase classificatória - street masculino
- 12h – final – street masculino (vale medalha)
28/7 (domingo)
- 7h – fase classificatória - street feminino
- 12h – final – street feminino (vale medalha)
6/8 (terça-feira)
- 7h - fase classificatória - park feminino
- 12h – final – park feminino (vale medalha)
7/8 (quarta-feira)
- 7h - fase classificatória - park masculino
- 12h – final – park masculino (vale medalha)