O Brasil terá um duro caminho no torneio de judô dos Jogos Olímpicos de Paris. Desde o sorteio das chaves ficou claro que a tarefa da equipe será das mais complicadas para chegar ao pódio.
No primeiro dia de competições, neste sábado (27), na Arena do Campo de Marte, Natasha Ferreira e Michel Augusto se despediram na categoria ligeiro.
Natasha, que compete nos 48kg, caiu em apenas 48 segundos para a japonesa Natsumi Tsunoda, tricampeã mundial, e se despediu da competição.
— Foi a realização de um sonho estar lutando, mas infelizmente eu não consegui concretizar o meu maior sonho que era a medalha. São Jogos Olímpicos e a gente não está aqui para enfrenar luta fácil. Mas não acabou. Ainda tenho muita estrada pela frente — disse a judoca brasileira.
Michel Augusto teve um desempenho um pouco melhor. Em sua estreia nos 60kg, ele derrotou o costa-riquenho Sebastián Sancho por waza-ari, após os quatro minutos de combate e garantiu vaga nas oitavas de final.
O segundo rival foi o japonês Ryuju Nagayama, dono de dois bronzes em mundiais. Em um combate equilibrado, que terminou após três minutos de golden score, o brasileiro acabou sendo derrotado nas punições (3 a 1) e ficou fora da rota das medalhas.
— A gente fica triste. Me preparei muito e essa luta eu dei meu melhor. Sabia que seria difícil. Sempre foi um sonho estar numa Olimpíada. Me sacrifiquei para estar aqui e acredito que ainda vou conquistar minha medalha olímpica — afirmou o jovem de 19 anos.
No domino (28), será disputada a categoria meio-leve e o Brasil terá Willian Lima no masculino (até 66 kg) e Larissa Pimenta no feminino (até 52 kg).
Confira o quadro de medalhas dos Jogos.