Apesar de fazer uma excelente prova nas eliminatórias dos 200m costas, o medalhista britânico Luke Greenbank ficará de fora da briga pela medalha nas Olimpíadas de Paris.
Ele, que foi medalha de bronze em Tóquio na mesma categoria, nadou forte do início ao fim da classificatória nesta quarta-feira (31) e terminou a prova em primeiro, com 1m56s, sua melhor marca do ano. Porém, acabou desclassificado da competição depois de passar a marca dos 15m submerso.
De acordo com a regra, o atleta não pode passar submerso depois da marca dos 15m após a largada e cada volta. A revisão pelo vídeo mostrou que o britânico passou do limite permitido depois da última virada da prova. Informações do ge.globo.
Com a desclassificação do britânico, Lukas Maertens herdou o primeiro lugar nas eliminatórias no 200m costas, seguido pelo húngaro Hubert Kos e por Apostolos Siskos, da Grécia.
Luke foi medalha de bronze em Tóquio, nos 200m costas e defendia a medalha. O nadador britânico também tem uma medalha de prata depois de ser vice-campeão do revezamento 4x100m medley masculino.