A Sogipa realizou, na manhã desta quinta (13), evento em homenagem aos seus atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de Paris, a partir de 26 de julho, na França. O clube gaúcho tem seis atletas garantidos, cinco deles judocas (Mayra Aguiar, Ketleyn Quadros, Daniel Cargnin, Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves) e um de atletismo (Almir Júnior). O triplista criado na Sogipa foi ausência no evento: treina em Portugal desde o meio do ciclo para Paris.
— É um trabalho incrível, acreditando em cada salto, em cada golpe, em Paris. Saúdo os nossos seis atletas que estarão nos Jogos Olímpicos, mas também todo o staff que dá suporte no clube. Juntos somos mais fortes — disse Adílio Schneider Finger, presidente da Sogipa.
Sob o comando de Marco Doval, vice-presidente de Esportes, foi realizada uma prestação de contas dos investimentos feitos no último ciclo olímpico. Foram R$ 15 milhões aplicados pelo clube entre 2020 e 2024. Estiveram presentes representantes das empresas parceiras da Sogipa no Projeto Olímpico, além do secretario estadual de esporte e lazer, Danrlei de Deus, a secretaria municipal de esportes, Ana Paula Bastos, e o presidente do Banrisul, Fernando Lemos.
A Sogipa mandou seus primeiros atletas para uma Olimpíada em Seul, em 1988, na Coreia do Sul. Desde então, foram 26 participações olímpicas, com a conquista de seis medalhas — todas com o judô. Tiago Camilo, Felipe Kitadai, Mayra Aguiar (três vezes) e Daniel Cargnin subiram ao terceiro lugar nos Jogos.
Quem falou pelos atletas no evento foi Ketleyn Quadros, judoca que irá para a sua terceira Olimpíada. Medalhista em Pequim, se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica em provas individuais:
— Satisfação de dividir esse momento. Temos um orgulho desse time, todas as áreas do clube, federação, confederação e nossos patrocinadores. Vocês são incríveis, campeões dentro e fora dos tatames. É uma honra conviver com vocês. Todo um trabalho para botar a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio.
Após a solenidade, os judocas fizeram um treino aberto para a imprensa, quando por 20 minutos estiveram no dojo recém reinaugurado da Sogipa. O clube adquiriu um novo sistema de amortecimento dos tatames, visando garantir uma absorção de impacto homogênea com a máxima segurança para os atletas.
O novo sistema de amortecimento foi adquirido com a verba do edital 9 do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), custou R$ 142,8 mil e irá atender cerca de 300 judocas da Sogipa, desde a formação (escolas esportivas) até o alto rendimento.
Em reta final de preparação para a disputa das medalhas em Paris, o treino contou com sparrings (colega que auxilia nos treinos) de outros clubes do Brasil. O principal nome que veio ao Rio Grande do Sul foi Guilherme Schimidt, atleta do Minas Tênis Clube e que também estará em Paris, mas na categoria até 81kg.
A participação da Sogipa em Jogos Olímpicos
- Douglas Veronez, da esgrima, em Seul (1988);
- Régis Ávila, da esgrima, em Seul (1988);
- Jorge Teixeira, do atletismo, em Seul (1988)
- Jorge Teixeira, do atletismo, em Barcelona (1992);
- Fernando Meligeni, do tênis, em Atlanta (1996);
- Alexandre Garcia, do Judô, em Atlanta (1996);
- Mariana Martins, do judô, em Sydney, 2000;
- Gustavo Trainini, do Tiro com arco, em Pequim (2008);
- João Derly, do judô, em Pequim (2008);
- Tiago Camilo, do judô, em Pequim (2008); BRONZE
- Mayra Aguiar, do judô, em Pequim (2008);
- Mayra Aguiar, do judô, em Londres (2012); BRONZE
- Felipe Kitadai, do judô, em Londres (2012); BRONZE
- Maria Portela, do judô, em Londres (2012);
- Mayra Aguiar, do judô, no Rio (2016); BRONZE
- Maria Portela, do judô, no Rio (2016);
- Felipe Kitadai, do judô, no Rio (2016);
- Pedro Burmann, do atletismo, no Rio (2016);
- Alex Pires, do atletismo, no Rio (2016);
- Mayra Aguiar, do judô, em Tóquio (2021); BRONZE
- Daniel Cargnin, do judô, em Tóquio (2021); BRONZE
- Maria Portela, do judô, em Tóquio (2021);
- Rafael Macedo, do judô, em Tóquio (2021);
- Ketleyn Quadros, do judô, em Tóquio (2021);
- Samory Uiki, do atletismo, em Tóquio (2021);
- Almir Júnior, do atletismo, em Tóquio (2021).