O domingo (11) de Dia das Mães foi de reestruturação e limpeza para a comunidade de Erval Grande, no norte do Estado. A cidade está em situação de emergência após ter sido atingida por um tornado na tarde de sexta-feira (9).
O fenômeno deixou mais de 300 imóveis danificados, entre residências, empresas e barracões industriais. Uma das atingidas foi a casa da professora Nelci Grando Carminatti, que teve o telhado arrancado com a força do vento:
— Hoje as pessoas vêm me abraçar e eu não consigo nem responder. Deveria ficar feliz com meus filhos neste Dia das Mães, mas não consigo. Só a gente sabe os danos que estão aqui para a gente reerguer — relata, emocionada.
A casa fica na Linha Pinhalzinho, e teve prejuízos maiores no cercamento e na vegetação da propriedade.
— Não tenho ideia de quando a gente vai conseguir reerguer tudo. Tínhamos árvores centenárias que tombaram e levaram o cercamento dos animais. Mas vamos reerguer tudo — acrescenta.

A cinco quilômetros de distância, o irmão de Nelci, o agricultor Dirceu Grando, também foi atingido. Morador da Linha Portela, ele não presenciou o fenômeno, mas estima um prejuízo de cerca de R$ 50 mil:
— Foi coisa muito séria. O galpão que perdemos não tinha tanto valor, mas dentro tinha ferramenta, roçadeiras e uma oficina toda montada para trabalho e estragou tudo. Também devo ter perdido uns quatro quilos de baldes de mel que estouraram.
Cidade está em situação de emergência
Ainda no sábado (10), Erval Grande decretou situação de emergência. A zona rural foi a mais afetada pelo vendaval, onde algumas casas seguem sem energia elétrica. A previsão é de que o serviço seja retomado nesta segunda-feira (12).
Conforme o coordenador de Defesa Civil do município, Alan Imlau, 55 famílias saíram de casa e foram realocadas. Elas seguem na casa de parentes neste domingo (11). Ninguém ficou ferido durante o temporal.