A 30 dias da abertura das Olimpíadas de Paris 2024, Zero Hora preparou matérias para os leitores ficarem por dentro dos Jogos que se iniciam em 26 de julho, na capital francesa.
Entrevistas, infográficos e o começo da série "Retratos olímpicos" marcam a data especial, confira o cardápio nos links abaixo:
Retratos olímpicos: o brilho de Rebeca Andrade
A 30 dias da abertura da Olimpíada, ZH dá a largada para série especial que retrata grandes atletas do Brasil e do Exterior. Nesta quarta-feira (26), conheça mais sobre a trajetória de Rebeca Andrade.
A ginasta é uma das grandes esperanças de medalhas para a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. Confira a matéria especial que detalha a trajetória da atleta.
Descendente do fundador das Olimpíadas fala sobre o papel dos Jogos: "Plataforma para o mundo se unir em paz"
Ao conversar com Alexandra de Navacelle de Coubertin, se nota que não apenas os genes físicos de Pierre de Coubertin foram transmitidos, embora o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna não tenha deixado descendentes diretos, mas, sobretudo, o DNA de suas ideias atravessaram o tempo. Alexandra é a presidente da Associação da Família Pierre de Coubertin, composta por familiares da quarta geração do Barão, e membra da Comissão de Cultura e Patrimônio Olímpico do Comitê Olímpico Internacional. Confira a entrevista especial de Zero Hora com ela.
FOTOS: como Paris se prepara para receber as Olimpíadas em 30 dias
A contagem regressiva marca 30 dias para o início das Olimpíadas 2024, em Paris. A abertura oficial será no dia 26 de julho e, pela primeira vez, a cerimônia não será dentro de um estádio — e sim, nas margens do Rio Sena.
Na capital francesa, os preparativos para receber o maior evento esportivo do mundo já estão em fase final. Confira uma galeria de fotos com as imagens da preparação francesa para os Jogos.
Corrida do ouro: veja os países que mais acumulam medalhas douradas ao longo de todas as Olimpíadas
Em 26 de julho se inicia a 30ª edição das Olimpíadas e, consequentemente, as disputas dos atletas e países para conquistar a melhor posição dos pódios.
Essa "corrida" pelo ouro olímpico acontece desde 1896, quando surgiram os Jogos nos moldes atuais, e algumas equipes e países se destacam nessa disputa ao longo da história da competição. Confira a evolução desta disputa em infográfico especial.
Da Torre Eiffel ao Taiti: veja os locais de competições dos Jogos
Os Jogos Olímpicos começam em 30 dias. E Paris mostrará todo seu resplendor mais uma vez. Mas não será apenas Paris que receberá o maior megaevento esportivo. Algumas cidades da França e até mesmo o Taiti irão receber competições em diversos estádios e arenas.
Para acomodar todas as modalidades, a estrutura necessária exige até mesmo arenas provisórias ou construções feitas para os Jogos, mas que possam permanecer como legado esportivo para futuras gerações francesas. Confira gráfico especial com todos os locais de competição.
RS é o terceiro Estado que mais rendeu medalhas ao Brasil
Em 23 participações nos Jogos Olímpicos de Verão, o Brasil já conquistou 150 medalhas (37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze). Nesta contagem, vale a mesma regra do Comitê Olímpico Internacional (COI), na qual os esportes coletivos representam só um pódio.
No entanto, ZH fez levantamento de todas as medalhas (540) que o país já conquistou, considerando todos os atletas que já subiram ao pódio defendendo o Brasil nas Olimpíadas. Navegue pelo gráfico especial e confira.
Confira as vagas brasileiras já garantidas nos Jogos de Paris 2024
A delegação brasileira está em plena preparação para os Jogos de Paris. Os eventos pré-olímpicos continuam e algumas modalidades só conhecerão classificados cerca de um mês antes dos Jogos.
A projeção inicial do COB era de que o Brasil fosse representado por 330 atletas. Mas com as eliminações de alguns esportes coletivos, ela caiu para 270. Confira quantas vagas nos Jogos já estão garantidas pelo país.
Em quais modalidades o Brasil pode obter classificação para Paris
Além das vagas já garantidas, a delegação brasileira poderá ter mais representantes nos Jogos Olímpicos de Paris. A maioria dos esportes já teve suas classificações encerradas e algumas estão na fase final de janela de qualificação por ranking ou terão a disputa de seus últimos torneios pré-olímpicos, caso do basquete masculino que jogará de 2 a 7 de julho na Letônia. Confira em quais modalidades o Brasil ainda pode se classificar.
Conheça as modalidades dos Jogos Olímpicos de Paris
Faltam 30 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Do dia 26 de julho até 11 de agosto, milhares de atletas estarão na capital da França para disputarem 48 modalidades. Em relação a Tóquio 2020, as novidades serão o break dance e a canoagem slalom extremo. Confira o gráfico que explica as modalidades dos Jogos Olímpicos de Paris.