Rafael Nadal oficializou sua ausência do Torneio de Wimbledon. O espanhol anunciou, nesta quinta (13), que não vai participar da competição a fim de se preparar para o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Paris.
Com 22 títulos de Grand Slam, o atleta de 38 anos tem, em Paris, provavelmente a sua última Olimpíada. Ele disse, por meio de um comunicado, que "o melhor para o meu corpo é não mudar de superfície e continuar jogando no saibro até então". O torneio de tênis na Olimpíada será disputado justamente no complexo de Roland Garros, sobre o saibro.
Nadal tem dois títulos de Wimbledon em seu currículo: o primeiro depois de vencer Roger Federer na final de 2008 e o outro sobre Tomas Berdych na final de 2010. Ele também terminou como vice-campeão outras três vezes.
Ele se despediu após chegar às semifinais em cada uma de suas três participações anteriores, incluindo a última, em 2022, quando foi eliminado da penúltima rodada devido a uma ruptura no músculo abdominal.
— Sentirei falta de jogar Wimbledon este ano. Estou triste por não poder vivenciar este ano a grande atmosfera desse evento incrível que estará sempre em meu coração e com todos os fãs britânicos que sempre me deram grande apoio. Sentirei falta de todos eles.
Nadal sofreu lesões no quadril e na região abdominal no último ano e meio, passando por uma cirurgia em 2023 e limitando sua participação no circuito. Um dos maiores tenistas de todos os tempos, ele vai participar em simples e duplas — com Carlos Alcaraz — em Paris.