O Prêmio Brasil Olímpico deste ano terá uma novidade. A partir desta edição, a homenagem ao melhor atleta do ano passará a se chamar Troféu Rei Pelé. A entrega ocorre na próxima sexta-feira (15), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
A iniciativa é uma homenagem a Pelé, considerado o maior atleta dos tempos e que faleceu no fim de 2022.
— Fala sobre o Pelé é falar sobre excelência. Um atleta incomparável, único, que deu muitas alegrias ao torcedor brasileiro. O legado que ele deixou por todos esses anos transcende gerações e modalidades. Pelé foi o maior atleta de todos os tempos e nada mais justo do que prestarmos essa homenagem especial. Queremos que ele seja eterno também no Prêmio Brasil Olímpico — disse o Presidente Paulo Wanderley.
O ex-camisa 10 da Seleção e rei do futebol nunca atuou em Jogos Olímpicos. Porém, em 2016, ele foi homenageado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com a comenda da Ordem Olímpica, a mais alta honraria entregue pela entidade.
Antes, já havia carregado a tocha nos Jogos de Atenas, em 2004, e também em 2016, quando o Brasil foi a sede do evento.
Neste ano, três atletas de cada gênero concorrem ao Troféu Rei Pelé. No masculino, Filipe Toledo (surfe), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Marcus D'Almeida (tiro com arco) estão na disputa, enquanto no feminino os nomes são Rebeca Andrade (ginástica artística), Bia Haddad (tênis) e a dupla Duda e Ana Patrícia (vôlei de praia). No ano passado, Rebeca Andrade e Alison dos Santos (atletismo) foram os vencedores.
Além do Troféu Rei Pelé, o Prêmio Brasil Olímpico 2023 conta com várias outras categorias. O público pode votar para escolher o vencedor em quatro delas: Atleta da Torcida, Atleta Revelação, Retorno do Ano e Prêmio Inspire Riachuelo. Para participar, basta entrar no site oficial do evento: pbo.cob.org.br.