A caminhada pelo bicampeonato mundial começou com vitória para a seleção brasileira de handebol feminino — venceu em 2013 pela primeira vez. O Brasil estreou contra a Ucrânia e levou a melhor por 35 a 20 nesta quarta-feira (29). A competição ocorre na Dinamarca, Suécia e Noruega — as brasileiras atuam em Frederikshavn, em território dinamarquês.
Já garantidas nos Jogos de Paris, no ano que vem, e atuais heptacampeãs pan-americanas, as brasileiras estão no Grupo G, ao lado de Cazaquistão e Espanha. As três melhores equipes da chave avançam à segunda fase e carregam os resultados da primeira fase.
Bruna de Paula e Mariana Costa marcaram sete gols e foram as artilheiras da partida. A primeira, inclusive, foi escolhida pela Federação Internacional de Handebol (IHF) a melhor jogadora do confronto contra as ucranianas.
Também balançaram a rede para o Brasil Adriana Cardoso (5 gols), Tamires Morena (3), Larissa Araújo (2), Fernanda Lima (2), Mariane Fernandes (2), Giulia Guarieiro (2), Ana Paula Rodrigues (1), Francielle da Rocha (1), Jhennifer Lopes (1), Pati Matieli (1) e Marcela Arounian (1).
O Brasil atuará na segunda rodada contra o Cazaquistão, nesta sexta-feira (1º), às 14h. Caso avance, as brasileiras formarão uma nova chave com os três primeiros do Grupo H, que conta com Argentina, Congo, Holanda e República Tcheca. Os dois primeiros colocados se garantem nas quartas de final.
Veja a programação dos jogos do Brasil
- 29 de novembro – Brasil 35 x 20 Ucrânia
- 1 de dezembro – 14h – Cazaquistão x Brasil
- 3 de dezembro – 14h – Brasil x Espanha