O Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica começou nesta quarta-feira (23) em Valencia, na Espanha, e o Brasil participa da competição em busca das vagas nas Olimpíadas de Paris em 2024. No individual, as 17 melhores garantem a classificação. Já no conjunto, as cinco primeiras equipes carimbam o passaporte para os Jogos.
E neste primeiro dia de competição, as brasileiras Geovanna Santos e Bárbara Domingos foram à quadra para as classificatórias do individual geral. Nas primeiras apresentações, no arco e na bola, elas terminaram respectivamente em 13º e 20º lugar. Na quinta, elas se apresentam com maças e fita e as finalistas serão conhecidas, assim como as classificadas para Paris.
Sem conseguir uma posição entre as oito melhores, as brasileiras ficaram fora das primeiras disputas por medalha e que foram dominadas pela alemã Darja Varfolomeev, de 16 anos, que levou os dois ouros.
No arco a alemã somou 35.750 e superou a italiana Sofia Raffaeli, que defendia o título conquistado em 2022, e que chegou a 35.250 e a húngara Fanni Pigniczki, que com o somatório de 34.050 garantiu o bronze. Na bola, Varfolomeevfez 35.800 contra 35.200 de Raffaeli, que mais uma vez ficou em segundo. O pódio foi completado pela búlgara Stiliana Nikolova, com 35.150.