No penúltimo dia do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Duisburg, na Alemanha, o Brasil conquistou duas medalhas e uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024.
Fernando Rufino conquistou a medalha de ouro no VL 200 metros, com o tempo de 50s344, e assegurou uma vaga para o Brasil em Paris. Na mesma prova, Igor Tofalini brilhou também e conquistou a medalha de prata, ficando em que fez 51s229.
Com a classificação de Rufino, a equipe brasileira garantiu quatro vagas paralímpicas. Antes, Luis Carlos Cardoso se classificou no KL1 200 metros e, nas disputas femininas do VL3 e do VL2, as classificações vieram com o bronze de Mari Santilli e o quinto lugar de Debora Benevides, respectivamente.
— É a mais difícil para correr, uma prova muito técnica, tivemos que fazer muito leme durante a prova e também teve um vento lateral. Mas, graças a Deus, estávamos bem preparados e estamos levando essa dobadinha para o Brasil, estamos muito felizes. Ano que vem, vamos para França juntos — comentou Fernando Rufino.