Campeã paralímpica, a brasileira Mariana D’Andrea acrescentou, neste sábado (26), uma nova marca importante à sua carreira. Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde está sendo disputado o Campeonato Mundial de halterofilismo paralímpico, ela quebrou o recorde mundial da categoria até 79kg, ao suportar 151 kg em seu terceiro movimento.
Vice-campeã mundial em 2021, mas na categoria até 73 kg, Mariana superou a nigeriana Bose Omolayo, que conseguiu 150 kg e acabou com a prata. O pódio ainda teve a chinesa Miaoyu Han, que ergueu 140 kg e garantiu a medalha de bronze. A brasileira Caroline Fernandes chegou aos 116 kg e ficou em sétimo.
Esta foi a primeira competição da paulista nos 79 kg. Anteriormente, Maria D'Andrea competia nos 73 kg.
— Eu estava muito bem, meus treinamentos vinham evoluindo e eu me sentia cada vez mais preparada. Depois que fui campeã paralímpica, sabia que poderia brigar com as meninas a qualquer hora e já estava pronta para ser campeã mundial, que era um sonho — comentou Mariana.
Nos 73 kg, a mineira Ângela Teixeira atingiu 103 kg em sua terceira tentativa, e foi a 11ª colocada, duas posições acima da paulista Laira Guimarães, que ergueu 101 kg. A campeã foi a nigeriana Kalifa Almaruf, com 151 kg (recorde mundial). A chinesa Xu Lili, foi prata, com 134 kg, e a francesa Souhad Ghazouani levou o bronze, com 131 kg.