Bronze na categoria meio-leve (até 66 quilos) nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Daniel Cargnin irá encarar um novo desafio neste ciclo olímpico. O judoca gaúcho de 24 anos lutará no peso leve (até 73 quilos) a partir desta temporada de 2022.
A decisão foi acertada em comum acordo entre o atleta, a comissão técnica da Sogipa e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) após uma série de exames.
A troca de peso já era estudada pelo atleta antes de sua participação olímpica visando a sua saúde física e mental.
— Depois da Olimpíada, cogitei permanecer no -66kg até pela minha condição na categoria e pelo ciclo de Paris ser mais curto. Mas coloquei na balança minha felicidade e concluí que não queria mais esse tipo de esforço para minha vida. Baixar peso, tendo muita massa muscular, é muito sacrificante. Me fazia mal — explica Daniel.
Com a nova categoria, Daniel reconhece o grande caminho que terá de percorrer até Paris 2024 — situação que tira o judoca da zona de conforto: troca a realidade no -66kg para ser uma aposta no -73kg. Nada que o desmotive a buscar sua vaga nos Jogos de Paris em 2024.
— Subir de categoria logo após ter conseguido a medalha dá um certo medo, mas a técnica Yuko me falou uma frase que me marcou: "Se te dá medo é porque ainda te desafia e te dá espaço para crescer". Isso me deu confiança porque é difícil, independentemente da categoria. Agora, é criar novos objetivos, junto com meu preparador físico e nutricionista, para conseguir fazer o melhor trabalho possível e representar bem o Brasil. Esse sempre foi o intuito: conseguir desempenhar o meu judô com a cabeça tranquila. É nisso que vou focar para esse próximo ciclo — garantiu o medalhista olímpico.
A carreira de Daniel Cargnin no -66kg ficará para sempre na história do judô. O atleta foi campeão mundial júnior, bicampeão pan-americano e medalhista olímpico, entre outras dezenas de medalhas conquistadas no Brasil e no mundo pela categoria.
— Fico muito feliz por ter feito uma linda história no -66kg. Tenho orgulho de dizer que me considero um dos maiores atletas brasileiro na categoria. Agora, no -73kg, é virar a página e escrever um novo caminho — finalizou o atleta.
As primeiras competições de Daniel Cargnin na nova categoria já são conhecidas. O atleta foi convocado pela CBJ para disputar o Grand Prix de Odivelas, em Portugal, de 28 a 30 de janeiro. E, após, de 5 a 6 de fevereiro, o sogipano disputará o Grand Slam de Paris, na França.