Tudo que é bom tem um final. Foi assim também com a carreira de Daniel Dias na natação paralímpica. Nesta quarta-feira (1), ele nadou pela última vez em Tóquio e também pela última vez competitivamente. A prova foi os 50m livre S5. Com o tempo de 32s12, Daniel terminou em quarto lugar em uma prova que foi dominada pelos chineses: Tao Zheng (30s31), Weiyi Yuan (31s11) e Lichao Wang (31s35).
Ele encerra a sua carreira como o maior vencedor brasileiro, maior medalhista e um dos maiores nomes do movimento paralímpico no mundo. De Pequim para cá, ele conquistou 27 medalhas, 14 ouros, sete pratas e seis bronzes (três deles em Tóquio).
Após a prova, extremamente emocionado, o brasileiro falou sobre a sua despedida das piscinas e agradeceu à família pela história escrita ao longo desses anos.
— Essas lágrimas não são de tristeza, são de alegria. Foi uma vida dedicada para a natação, e a cada braçada dada foi para os meus filhos, minha família. Agradeço a Deus pelo dom que me deu. Foi uma história infinitamente mais linda do que eu imaginei, se fosse eu que tivesse escrito essa história não seria tão perfeito — afirmou.
A delegação brasileira fez festa para Daniel antes, durante e depois da prova dos 50m livre S5. Em meio a gritos de "Vai, Daniel", o paulista de Campinas deixou a piscina da arena em Tóquio e abanou para aqueles que estavam nas arquibancadas.