Jovane Guissone está de volta aos braços da sua família. Depois de conquistar a prata na esgrima em cadeira de rodas nas Paralimpíadas de Tóquio — sua segunda medalha paralímpica (antes foi ouro em Londres, em 2012), o esgrimista desembarcou no aeroporto Salgado Filho perto das 9h25min desta terça-feira (31) e foi recepcionado por sua esposa, seus três filhos e mais familiares.
— É uma vitória inédita mesmo. Então, vou seguir treinando, competindo, para em Paris, em 2024, mudar a cor dessa medalha. Chegar onde eu cheguei, com o meu treinador o Marco Xavier, agradeço a ele de coração, a nossa equipe multidisciplinar. Todo mundo está de parabéns — disse na chegada à Porto Alegre.
O reencontro também marcou a entrega da promessa feita pelo gaúcho de Barros Cassal aos seus filhos. Antes de ir para Tóquio, Jovane havia prometido para suas filhas gêmeas, que nasceram em 2021, que traria uma medalha para elas.
No dia que disputou sua prova, era aniversário do filho mais velho, Jovane Júnior, que também pediu ao pai uma medalha. Nesta terça, ele entregou a prata ainda no saguão do aeroporto.
A agenda de Guissone após chegar ao Rio Grande do Sul também incluirá uma carreata até Esteio, local onde ele reside no Estado.