O boxeador cubano Arlen López conquistou nesta quarta-feira (4) o bicampeonato olímpico ao vencer a final da categoria meio-pesado (até 81 kg) contra o britânico Benjamin Whittaker — algoz de Keno Machado. Campeão do peso médio nos Jogos Rio-2016, López derrotou seu adversário no ringue da arena Kokugikan.
Depois das três rodadas, o cubano foi declarado campeão por 4 a 1 na decisão dos juízes. As medalhas de bronze ficaram com Loren Berto Domínguez, nascido em Cuba mas que compete pelo Azerbaijão, e com o russo Imam Khataev.
Este é o segundo ouro da ilha no boxe em Tóquio 2020. Além de López, Roniel Iglesias garantiu a primeira colocação na categoria peso meio-médio (até 67kg), assim como Lázaro Álvarez ganhou o bronze no peso pena (até 57kg).
Na sexta-feira (6), às 2h47min, Andy Cruz — responsável por derrotar o brasileiro Wanderson de Oliveira — enfrenta o australiano Harry Garside nas semifinais do peso leve, até 63kg. Logo em seguida, às 3h5min, Julio la Cruz — que tirou Abner Teixeira da disputa pela prata e ouro — disputa a final do peso pesado (até 91 kg) contra o russo Muslim Gadzhimagomedov.