Por pouco o Brasil não garante mais uma medalha olímpica no boxe nesta sexta-feira (30). Na categoria até 81 kg, o baiano Keno Marley Machado foi eliminado para o britânico Benjamin Whittaker, em decisão por pontos, em um combate marcado pelo equilíbrio.
Os três rounds do confronto foram decididos no detalhe, com o desempate partindo de avaliações divergentes entre os cinco juízes. No primeiro assalto, Whittaker foi considerado o vencedor por 10 pontos a nove por três dos cinco juízes. No segundo, a situação se inverteu, e Keno foi declarado o vencedor pela mesma pontuação por três dos avaliadores.
No round desempate, os boxeadores entregaram um espetáculo aos expectadores e deixaram para os árbitros a difícil missão para decidir quem seguiria na competição. Apesar do bom desempenho do brasileiro, novamente, três entre cinco juízes entenderam que Whittaker teve melhor performance e avançou à semi, combate que, no boxe, garante pelo menos a medalha de bronze ao atleta.
Apesar da derrota, na saída do ringue, Keno falou ao SporTV que estava feliz com seu desempenho e entendeu a decisão dos juízes como justa:
— Eu cometi alguns erros ao longo da luta e isso acarretou no resultado que foi a minha derrota. Mas estou bem, estou feliz com a minha performance. Em questão do resultado, isso é mais complicado. Acho que foi justo. Se não for, só depois de uma avaliação que eu posso falar isso — admite.
As semifinais da categoria serão disputadas no próximo domingo (1º).