Pela primeira vez desde o início de Jogos Olímpicos em Tóquio, o Brasil venceu um jogo de handebol masculino. Na noite desta quinta-feira (29), manhã de sexta-feira no Japão, o time venceu os Argentinos em um placar de 23 a 25 . Assim, seguem na disputa para chegar às quartas de final, enquanto os adversários estão eliminados e devem apenas cumprir tabela na rodada final contra a Espanha.
Foi a Argentina quem fez o primeiro gol no jogo: Pedro Cami Martinez conseguiu o feito em 53seg de partida. O Brasil buscou e conseguiu abrir 2 a 1, mas logo depois o time rival conseguiu empatar. A partir dos 6 minutos que a seleção brasileira garantiu a liderança e com folga, chegando ao final do primeiro tempo com 7 a 14 no placar.
No início do segundo tempo o Brasil seguiu com vantagem, mas a Argentina diminuiu a diferença no score: aos 20min estava em 18 a 22. Enquanto na primeira parte do jogo os hermanos tiveram uma dificuldade maior em pontuar, os brasileiros não conseguiram reagir à mudança de estratégia do time rival na rodada seguinte e tomaram mais gols.
Os últimos cinco minutos foram decisivos para o resultado: 21 a 24 para o Brasil, Argentina cometeu uma falta e ficou dois minutos em desvantagem numérica. Apesar da tensão, a seleção conseguiu manter a liderança, tomou um gol nos últimos 10 segundos mas venceu a partida.
Para classificar às quartas de final, o time brasileiro precisava, primeiro, vencer a Argentina; agora, é necessário derrotar a Alemanha. A próxima partida acontece no domingo, dia 1º de agosto, às 7h no horário de Brasília.