Dessa vez, não deu Brasil no handebol feminino em Tóquio 2020. Na madrugada desta quinta-feira (29), a seleção conheceu sua primeira derrota nestas olimpíadas, perdendo de 24 a 35 para a Espanha. Apesar disso, a fase é preliminar e as brasileiras continuam com possibilidades de disputarem as quartas de final.
Renata de Arruda iniciou no gol. Pati Matiele foi a responsável por abrir o placar para o Brasil em cerca de dois minutos de jogo; na sequência, Bruna de Paula fez outro ponto. Apesar da vantagem inicial, a Espanha conseguiu se recuperar na metade do primeiro tempo, o qual foi encerrado com um placar de a 13 a 13.
No segundo tempo, as espanholas controlaram melhor o jogo e abriram dois gols de diferença. Apesar de ter tentado correr atrás, o Brasil não conseguiu a liderança em nenhum momento, só diminuindo por vezes a diferença entre os scores. Em um dos momentos que poderiam ter sido chave para as brasileiras, a adversária Elisabet Cesario foi expulsa por dois minutos, mas a vantagem numérica não foi aproveitada.
O destaque da partida fica para a goleira do time rival: Silvia Navarro conseguiu defender 18 dos 39 arremessos, 46% de aproveitamento. Enquanto isso, no lado brasileiro, Renata e Bárbara tiveram um desempenho parecido - a primeira salvou 3 de 17 bolas (18%) e a segunda 3 de 15 (20%). Em termos de atacantes, Bruna de Paula acertou 8 de 16 arremessos (50%), sendo a maior pontuadora da seleção. Quanto às argentinas, a atuação de Nerea Pena Abaurrea, com 7 gols de 8 tentativas (88%) foi uma das mais decisivas para o resultado.