Fazer história é com Maria Carolina Santiago, nadadora do Grêmio Náutico União. Ao conquistar o ouro nos 100m livre S12, a pernambucana de 38 anos se tornou a primeira brasileira a faturar duas medalhas de ouro em uma única edição dos Jogos Paralímpicos na natação.
Carol, que havia se classificado em terceiro nas eliminatórias, nadou os 100m livre em 59s01. A russa Daria Pikalova ficou com a prata, com 59s13. A britânica Hannah Russell foi bronze. A brasileira Lucilene Sousa acabou na sexta posição, com 1m02s42.
Foi a terceira vez que Carol subiu ao pódio em Tóquio. Além do ouro nos 50m livre S13, ela já havia sido bronze nos 100m costas S12. A nadadora volta à piscina ainda nesta terça para a disputa do revezamento 4x100m livre misto para deficientes visuais.
A pernambucana nasceu com síndrome de Morning Glory, uma alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Ela praticava a natação convencional até 2018, quando migrou para a paralímpica, e trocou Pernambuco por Porto Alegre, onde treina no União.