Depois de oficialmente abertas as Olimpíadas de Tóquio, as primeiras medalhas da competição já começarão a ser colocadas nos peitos dos atletas no fim da noite de sexta-feira (23) e madrugada de sábado (24), no horário brasileiro. Serão sete modalidades que terão novos campeões olímpicos no primeiro dia oficial de competições. O Brasil tem chance de subir no pódio na esgrima e no judô.
Confira, a seguir, quais esportes distribuirão medalhas.
Esgrima
Na categoria espada individual feminino, o Brasil tem chance de medalha na prova com Nathalie Moellhausen, campeã mundial em 2019. Ainda na sexta-feira, a primeira adversária de Nathalie será a italiana Rossella Fiamingo, em disputa prevista para as 21h55min. Os duelos que valem medalha estão programados para as 7h50min de sábado (24), dia em que também será conhecido o novo campeão do sabre masculino.
Judô
No sábado, o judô definirá os medalhistas das categorias feminino até 48 kg e masculino até 60 kg. Os brasileiros que subirão no tatame são Gabriela Chibana e Eric Takabatake. A primeira luta de Gabriela será ainda na sexta (23) às 23h, quando enfrenta Harriet Bonface, do Malawi. Já na madrugada de sábado, mas sem horário definido, Takabatake estreia contra Soukphaxay Sithisane, judoca de Laos.
Tiro com arco
A disputa pelas medalhas na categoria time misto começa às 4h25min de sábado. Não há brasileiros na prova.
Ciclismo de estrada
A briga pela medalha de ouro na categoria masculino começa às 23h de sexta-feira (23), no circuito Fuji Speedway, localizado na cidade de Shizuoka. Não há brasileiros disputando a prova.
Levantamento de peso
A partir das 21h50min de sexta começa a disputa da categoria até 49 quilos feminina. Os novos medalhistas devem ser conhecidos por volta das 1h50min de sábado. O Brasil será representado por Natasha Rosa Figueiredo.
Taekwondo
Às 22h de sexta começam as competições do taekwondo. Serão disputadas as categorias feminina até 49 kg e masculino até 58 kg. As lutas valendo medalha estão programadas começarem às 8h30min de sábado.
Tiro Esportivo
As disputas começam a a partir das 20h30min de sexta-feira. O dia terá competições da carabina de ar 10m feminino e pistola de ar 10m masculino