O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio confirmou 19 novos casos de covid-19 entre os envolvidos nos Jogos, sendo três atletas, nesta sexta-feira (23). O nome dos competidores infectados não foi revelado, mas sabe-se que um deles é um contato próximo do jogador de vôlei de praia Ondřej Perušič, da República Tcheca, que testou positivo nessa semana.
A poucas horas da cerimônia de abertura do evento, o total de casos de covid nas Olimpíadas de Tóquio já chega a 110. Os números começaram a ser contabilizados em 1º de julho e não incluem casos de atletas que apresentaram resultado positivo para a nova doença antes de chegarem à capital japonesa.
Na quinta-feira (22), o comitê informou que a skatista holandesa Candy Jacobs e o mesa-tenista tcheco Pavel Sirucek também testaram positivo para o vírus. Candidata ao ouro, a atleta do skateboard teve que desistir da competição. Outra atleta da República Tcheca a desistir da competição por positivar para o vírus foi Markéta Sluková-Nausch, do vôlei de praia.
Enquanto os casos de covid-19 sobem entre os envolvidos nos Jogos, os números também têm aumentado vertiginosamente no Japão. Nas últimas 24 horas, o país registrou 5,3 mil novas infecções, a maior taxa em dois meses. Apesar de o governo japonês ter declarado estado de emergência, restringindo o horário de funcionamento de bares e restaurantes, o avanço da doença têm sido impulsionado pela variante delta, forma mais contagiosa do vírus.