Representante brasileira do salto triplo, Núbia Soares não alcançou a marca necessária para disputar a medalha nestas Olimpíadas. Na noite desta sexta-feira (30) no Japão, Núbia participou da classificatória e alcançou 14m7cm, ficando em 10º lugar no seu grupo da prova e 17º na classificação geral.
Núbia teve três chances para alcançar a distância necessária, mas desperdiçou sua primeira tentativa queimando o salto, ou seja, pisando além da linha que define o limite do primeiro impulso. Depois, Núbia fez dois saltos válidos, um para 14m4cm e uma 14m7cm. Para chegar à final, as atletas precisariam ficar pelo menos na 12ª posição geral ou saltar pelo menos 17m40cm.
A marca de corte saltar pela medalha ficou em 14m21cm, definida pela finlandesa Kristiina Makela. Quem liderou a seletiva foi a venezuelana Yulimar Rojas, que saltou 14m77cm, despontando como favorita ao ouro, 15cm a mais do que atingiu a segunda colocada Ana Peleteiro, da Espanha. O recorde olímpico da prava é de 15m e 39cm, definido em Pequim-2008, pela camaronesa Françoise Mbamgo.