Depois dos três primeiros jogos do futebol feminino em Tóquio, mais três partidas complementaram a rodada de estreia do torneio. Holanda e Austrália venceram e começaram a competição com três pontos, enquanto Japão e Canadá empataram e somaram apenas um.
Passeio holandês
A novidade da manhã não foi bem uma surpresa. No jogo do Grupo F, o do Brasil, as holandesas golearam a Zâmbia por 10 a 3, em Miyagi, jogo com mais gols marcados em sete edições da competição. Com o resultado, ultrapassaram as brasileiras no saldo de gols e assumiram a liderança da chave.
Vivianne Miedema, quatro vezes, Lieke Martens, duas, Jill Roord, Van de Sanden, Beerensteyn e Pelova anotaram para a seleção europeia.
Barbra Banda, de 21 anos, marcou os três gols da seleção africana. No próximo sábado, a Holanda enfrenta o Brasil, às 8h (horário de Brasília). A Zâmbia, mais cedo (às 5h), duela contra a China.
Anfitriãs ficam na igualdade
Pelo grupo da Grã-Bretanha, que estreou com vitória mais cedo, as anfitriãs japonesas empataram com o Canadá em 1 a 1. Sinclair, que alcançou os 12 gols em todas as Olimpíadas, anotou para a seleção da América do Norte, e Iwabuchi empatou a partida. Antes do empate, o Japão perdeu um pênalti.
O jogo, disputada na Arena Sapporo, teve arbitragem brasileira com Edina Batista Alves, a assistente Neuza Back e o auxiliar de vídeo Wagner Reway. Na próxima rodada, a seleção do Canadá enfrenta no sábado o Chile, às 4h30min (de Brasília). Logo depois, o Japão encara a Grã-Bretanha, às 7h30min.
Vitória canguru no duelo da Oceania
Na partida que fechou a primeira rodada do futebol feminino da Olimpíada, as australianas levaram a melhor sobre a Nova Zelândia pelo Grupo G, que teve, mais cedo, a vitória da Suécia sobre os Estados Unidos. Ainda que a Austrália represente a confederação da Ásia, há uma certa rivalidade porque os dois países são na Oceania.
A Austrália abriu o placar com Yallop e ampliou com Kerr, os dois gols ainda no primeiro tempo. Já aos 48 minutos da etapa complementar, Rennie diminuiu para as neozelandesas.
As duas seleções vencedoras do grupo se enfrentam na segunda rodada, a partir das 5h30min (horário de Brasília), do próximo sábado. As duas perdedoras, mais tarde (8h30min), também entram em campo no mesmo dia.