A brasileira Jessica Yamada foi derrotada na madrugada deste sábado (24) no torneio individual de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos. Ela foi superada pela suíça Rachel Moret, número 87 do mundo, por 4 a 2 (6/11, 11/6, 4/11, 11/7, 6/11 e 12/14), no Ginásio Metropolitano de Tóquio.
Em um jogo difícil, Yamada oscilou muito e encontrou dificuldades com os saques da adversária. Foi a primeira participação olímpica da mesa-tenista de 31 anos, que atualmente está na 142ª posição no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
— Primeiro, estou muito feliz de estar aqui, depois de tantos protocolos e dificuldades. Fiquei muito feliz de participar, de poder estar lá. Recebi muitas mensagens, senti toda a energia do pessoal do Brasil torcendo por mim, me acompanhando — disse Jessica, após a partida.
Mesmo com a derrota, Jessica Yamada ainda voltar à mesa em Tóquio para a disputa por equipes com Bruna Takahashi e Caroline Kumahara. As brasileiras enfrentarão Hong Kong, na rodada de abertura.
— Infelizmente, acabei perdendo. Um ponto forte meu é perceber rápido o que está acontecendo para achar uma solução. Mas nesse jogo, eu não consegui. Eu demorei muito para encontrar soluções, cometendo os mesmos erros, jogando da forma que ela gosta. Isso dificultou para fazer os pontos. Acho que eu estava irregular, e os momentos que joguei mal fizeram falta no final — comentou.
Na madrugada de domingo, será a vez de Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi iniciarem suas campanhas nos torneios de simples. Eles enfrentarão Ovidiu Ionescu, da Romênia, e Jia Nan Yuan, da França, respectivamente. Candidato ao pódio, Hugo Calderano será o último a estrear no individual. Por ser cabeça de chave, ele jogará apenas na terceira rodada.