Quem vê apenas o placar de 5 a 2 pensa que a seleção brasileira olímpica atropelou os Emirados Árabes Unidos na tarde desta quinta-feira (15), no Estádio Karakorde, na Sérvia, no último teste antes do embarque para a disputa dos Jogos de Tóquio. Mas não foi bem assim. Após ficarem por duas vezes atrás do placar, os comandados de André Jardine fizeram três gols nos últimos 10 minutos de jogo para buscarem a vitória.
Os gols brasileiros foram marcados por Diego Carlos, Reinier, Gabriel Martinelli e Matheus Cunha (duas vezes). Nino (contra) e Al Naqbi descontaram, em jogo no qual a seleção olímpica mostrou muitos erros defensivos. Neste domingo, a delegação viaja ao Japão e volta a campo na próxima quinta-feira, para estrear nas Olimpíadas, contra a Alemanha, em uma reedição da final de 2016, no Rio.
Dentro de campo, a seleção olímpica quase passou por apuros logo a um minuto. Gabriel Menino recuou mal a bola e quase deu um gol para os adversário, mas o goleiro Santos evitou. Na sequência, Guilherme Arana, Paulinho e Antony desperdiçaram boas chances.
Os problemas defensivos no time de André Jardine logo apareceram. Gabriel Menino foi afoito ao tentar parar com carrinho uma investida de Al Kaabi. O atacante dos Emirados Árabes fugiu da falta e cruzou. Nino tentou fazer o corte, mas mandou para a rede brasileira, marcando contra: 1 a 0. O gol sofrido deixou a equipe atordoada. Após receber lançamento, Al Hamadi aproveitou cochilo de Santos e só não marcou porque Diego Carlos se desdobrou para travar.
Mais centrada após parada para a hidratação, a seleção melhorou, especialmente com boas jogadas de Antony. O camisa 11 fez bom cruzamento para Matheus Cunha, que cabeceou fraco. Em seguida, ele mesmo chutou para boa defesa do goleiro. E, ao receber lançamento de Bruno Guimarães, o atacante, livre, tirou de Al Menhali, mas mandou para fora.
De tanto martelar, a Seleção conseguiu, enfim, igualar o marcador. Antony cobrou escanteio e Diego Carlos surgiu entre a marcação para balançar a rede. O empate empolgou a equipe de Jardine, que se lançou de vez à frente e ainda desperdiçou oportunidades com Claudinho e Antony.
Na volta do intervalo, o Brasil tentou com Matheus Cunha e Gabriel Menino, mas os dois pararam no goleiro adversário. E, em nova falha da defesa, Al Hamadi fez o cruzamento pela direita e Al Naqbi aproveitou vacilo de Nino e Diego Carlos para colocar os Emirados Árabes Unidos de novo na frente.
O técnico André Jardine promoveu modificações e deu à seleção um poder de reação. Gabriel Martinelli aproveitou brecha na direita e cruzou. Em meio a um bate e rebate, Reinier soltou a bomba e igualou o marcador aos 32. Quatro minutos depois, Daniel Alves esticou e Matheus Cunha abriu caminho para Gabriel Martinelli. O atacante, sem titubear, iniciou a virada brasileira ao fazer o 3 a 2
Inspirado, Martinelli aproveitou cochilo defensivo adversário e encaminhou de vez a goleada. O camisa 21 repassou a bola e Matheus Cunha mandou para o fundo da rede, aos 39. Após quase ter marcado um gol, o gremista Matheus Henrique, que entrou no segundo tempo, aproveitou brecha e serviu Matheus Cunha, que estufou as redes outra vez, sacramentando a vitória por 5 a 2. A seleção olímpica chega com moral e com pinta de favorita aos Jogos. Mas precisa ajustar a defesa.