O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou nesta quinta-feira (8) que será declarado estado de emergência em Tóquio, mais uma vez, diante do aumento de casos de covid-19 e que este "status" permanecerá em vigor durante os Jogos Olímpicos, que começam em duas semanas. Isso fará com que as competições sediadas na cidade não tenham público, ao contrário do que havia sido anunciado no último mês.
Ministro da Tóquio 2020, Tamayo Marukawa admitiu que os organizadores dos Jogos concordaram em realizar o evento sem espectadores onde estiver sob estado de emergência. Na capital japonesa, ele estará em vigor durante toda a disputa do maior evento poliesportivo do mundo, que começa daqui a 15 dias, e vai durar até 22 de agosto.
Outras cidades, que receberão competições, como Hokkaido, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Shizuoka, se preparam para receber espectadores, mas não existe nenhuma confirmação oficial de que poderão.
Existe uma preocupação do governo japonês com a variante delta do covid-19 que tem visto seus casos aumentarem, ela já representa cerca de 30% dos infectados. Segundo o primeiro-ministro do Japão, as restrições podem ser suavizadas caso ocorra uma melhora da situação no país asiático.