O Brasil tem chances reais de conquistar neste fim de semana, pelo horário de Brasília, a sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A grande esperança é a esgrimista ítalo-brasileira Nathalie Moellhausen, 35 anos. Campeã mundial na categoria espada, a atleta se considera no melhor momento da carreira.
— Espero expressar nos combates toda a minha energia. Me sinto no melhor momento físico e técnico. Já trabalhei a estratégia das adversárias, então, agora, é só praticar e adaptar o meu jogo em função do que terei pela frente — declarou.
Nascida em Milão, Nathalie competiu até 2013 pela Itália, país-natal do pai. Em 2016, porém, já representando o Brasil, terra da mãe, a atleta conquistou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro o melhor resultado da história da esgrima brasileira, chegando até as quartas de final.
— Pela Itália, a Nathalie conquistou várias medalhas por equipes, mas os seus melhores resultados individuais foram competindo pelo Brasil. Fisicamente e tecnicamente, ela está pronta. Se psicologicamente ela estiver no seu melhor dia, tem tudo para conseguir essa medalha — avalia o gaúcho Alexandre Teixeira, chefe de equipe da esgrima brasileira em Tóquio.
Na chegada ao Japão, a atleta aproveitou a longa espera no aeroporto, devido aos protocolos sanitários, para aprimorar a concentração de olho nos confrontos.
— As cinco horas de espera na chegada foram uma oportunidade de treino mental para mim. Na minha competição, vai ter muita espera entre cada combate. Serão cinco combates em 12 horas, e estes períodos mortos entre um e outro acabam sendo determinantes na maneira de abordar o combate seguinte — projeta.
Apesar de ser atual campeã mundial, título conquistado na Hungria, em 2019, Nathalie não chega a ser considerada uma grande favorita ao pódio, embora tenha chances concretas de conquistar uma medalha.
— A espada feminina é muito equilibrada. Apesar de ela ser a atual campeã mundial, há cerca de 10 atletas no mesmo nível — avalia Teixeira.
Entre as principais adversárias de Nathalie, destaque para a romena Ana Maria Branza e as chinesas Sun Yujie e Lin Cheng. A competição na categoria espada esta marcada para esta sexta (23), às 21h (horário de Brasília), no Makuhari Messe Hall, em Tóquio.