Alison e Álvaro Filho estreiam nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na noite desta sexta-feira (23), a partir das 22h (de Brasília), contra os argentinos Julian Azaad e Nicolás Capogrosso, no segundo jogo do primeiro dia do torneio olímpico de vôlei de praia na arena montada no Shiokaze Park Stadium, no Parque Shiokaze.
Cabeça de chave do Grupo D, a dupla brasileira, número 4 do ranking mundial, mede forças contra os hermanos, que ocupam a 21ª posição do mundo. Este será o primeiro confronto entre os times, sendo que tanto o capixaba Alison quanto o paraibano Álvaro Filho já enfrentaram os jogadores argentinos antes, com outros parceiros. Apesar de "quase desconhecidos", os brasileiros mantêm o discurso de respeito aos rivais antes da primeira rodada.
— Estamos nos preparando para esse jogo como se fosse uma "primeira decisão" aqui em Tóquio. Esse é o espírito do nosso time. O nível do torneio é muito alto, estamos muito concentrados, focados. Temos uma chave duríssima, e não há time fácil ou tradição que vença jogos. Respeitamos todos os adversários e vamos fortes em busca das vitórias, pensando sempre em um passo de cada vez — afirma Alison, ouro no Rio 2016 e prata em Londres 2012.
Estreante em Olimpíadas, Álvaro Filho acredita que os argentinos serão rivais que apresentarão grande dificuldade.
— Temos estudando bastante o jogo deles, assistindo a muitos vídeos. É um time alto, que saca e bloqueia bem também, uma dupla que tem bastante recurso, habilidosa e que merece todo o nosso respeito, porque ninguém chega aos Jogos por acaso se não for por méritos. Estamos muito focados, fizemos a melhor preparação possível para as Olimpíadas e vamos dar o nosso melhor em quadra para vencer essa "primeira decisão"— comenta o medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.
Depois do confronto diante dos argentinos, Alison e Álvaro Filho enfrentarão os holandeses Alexander Brouwer/Robert Meeuwsen à 0h do dia 27, e os norte-americanos Nick Lucena/Phil Dalhausser às 10h do dia 29.