A sabrista Karina Trois caiu nas quartas de final do Pré-Olímpico das Américas de Esgrima, neste domingo (2), em San José, na Costa Rica. Ela buscava a primeira participação em Jogos Olímpicos, mas teve seu sonho adiado para Paris em 2024. Com isso, o Brasil terá dois representantes na esgrima nos Jogos de Tóquio: Guilherme Toldo (florete masculino) e Nathalie Moellhausen (espada feminino), ambos classificados diretamente pelo ranking olímpico da Federação Internacional de Esgrima (FIE).
Com sete atletas disputando a fase de pules, Karina Trois venceu três vezes e garantiu sua classificação. Depois de um início discreto, com duas derrotas, para a nicaraguense Fatima Largaespada e a dominicana Heyddys Valentin, a brasileira conseguiu se recuperar e protagonizou bons confrontos, com direito a vitória sobre uma das favoritas da competição: a mexicana Julieta Toledo, na terceira rodada.
Depois, a atleta do Paulistano foi vencida pela argentina Maria Perez Maurice e garantiu classificação para a fase eliminatória com vitórias sobre a jamaicana Alexia Newell e a local Maria Angel Sandi.
Na disputa eliminatória, Karina Trois novamente enfrentou Fatima Largaespada, que ficou empatada com Karina na classificação das pules. Chegou a estar perdendo por 5 a 0 logo no início, mas conseguiu se recuperar rapidamente, empatou e virou para 8 a 5 no primeiro período. Continuou dominando o confronto no segundo período e fechou em 15 a 9.
O confronto das quartas de final foi contra a venezuelana Alejandra Benitez, 46ª do ranking mundial e a grande favorita da disputa. Apesar de um duelo equilibrado, que chegou a estar empatada em 8 a 8, a brasileira foi derrotada por 15 a 12 e deu adeus ao sonho olímpico.
A vaga para Tóquio ficou com a argentina Maria Perez Maurice, que na decisão derrotou Alejandra Benítez.
Outras duas armas foram disputadas neste domingo e a peruana Maria Luisa Doig Calderón ficou com a classificação na espada feminina e o mexicano Diego Cervantes carimbou o passaporte no florete masculino.