A Seleção brasileira masculina de polo aquático perdeu para o Canadá, neste domingo (14), por 11 a 7, na rodada de estreia do Torneio Pré-Olímpico da modalidade, que está sendo realizado em Roterdã, na Holanda, e que distribui três vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Com um começo de jogo muito ruim, o Brasil viu o time canadense abrir 3 a 0, logo nos minutos iniciais do primeiro quarto. Depois, a equipe dirigida por André Avallone reagiu e empatou em 3 a 3, com gols de Rafael Real, Guilherme Gomes e Roberto Freitas, mas os canadenses terminaram os oito minutos iniciais vencendo por 4 a 3, graças a Jérémie Côté a 1.8 segundo do final.
O segundo quarto foi ainda mais equilibrado e cada time conseguiu marcar apenas uma vez. Grummy chegou a deixar o marcador em 4 a 4. Mas no terceiro dos quatro períodos de oito minutos, o Canadá disparou e chegou a ter 7 a 4 no marcador, mas Bernardo Gomes e Rudá ainda deram esperanças ao time brasileiro, que fechou a etapa perdendo por 8 a 6.
Gaelan Patterson e George Torakis marcaram logo no início do último quarta e praticamente definiram a vitória dos atuais vice-campeões dos Jogos Pan-Americanos. Rafael Real ainda anotou seu segundo gol, mas o placar final apontou 11 a 7 para os canadenses, que dividem a liderança do Grupo A com a Grécia, que fez 11 a 10 sobre a Georgia.
Com quatro casos de covid-19, Turquia é desclassificada antes da estreia
Integrante do grupo do Brasil, a Turquia foi desclassificada da competição por ter muitos de coronavírus. De acordo com o regulamento da Federação Internacional de Natação (FINA), uma equipe será desqualificada se três ou mais membros de uma delegação (incluindo jogadores e staff) testarem positivo para covid-19.
Todos os participantes do torneio foram testados várias vezes ao dia desde a última sexta-feira (12) e quatro jogadores da equipe turca apresentaram resultado positivo para coronavírus na manhã deste domingo, horas antes da estreia diante de Montenegro.