Em meio a incerteza e longos períodos sem competições, três nadadores gaúchos reviverão a experiência de reunirem-se com os colegas da seleção brasileira e competir entre os melhores.
A partir da próxima semana, Alexandre Finco, Fernando Ponte e Viviane Jungblut, além do treinador Christiano Klaser começam a treinar em Portugal, onde participarão da Missão Europa, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O grupo do Grêmio Náutico União permanecerá durante todo o mês de agosto no Centro de Treinamento de Rio Maior e também participará de uma competição em Algarve reunindo nadadores do Brasil, Portugal e Espanha. Viviane e Christiano embarcaram na sexta-feira (7), Alexandre e Fernando viajam neste domingo (9).
— A última vez que competi foi em janeiro, mesmo estando treinando em Porto Alegre há algumas semanas, é sempre bom testarmos nosso nível e lá teremos essa oportunidade —comenta Viviane, que ainda busca sua vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Para o técnico Christiano Klaser o local escolhido pelo COB tem as melhores condições para oferecer uma preparação de qualidade.
— É uma estrutura muito boa. Nós já estivemos lá em 2017, antes do Mundial de Budapeste. E sendo em Portugal facilita a adaptação, pela linguagem, comida, acolhimento dado pelos portugueses — disse ele em entrevista ao programa Gaúcha 2020 deste sábado (8).
Além dos treinadores os ginastas Luis Porto e Vitória Guerra, também do União, estão em treinamento em Portugal, na cidade de Sangalhos. Na Missão Europa, que busca fortalecer o treinamento neste peculiar período de ausência de competições a que, pela primeira vez os desportistas foram submetidos, foram convocados pelo COB os principais atletas do país.