A seleção brasileira feminina de basquete sofreu neste sábado (8) sua segunda derrota no Pré-Olímpico de Bourges, na França. Contra as donas da casa, as comandadas do técnico José Neto perderam por 89 a 72. Num ginásio lotado, as francesas dominaram o confronto do início ao fim. Sandrine Gruda foi o grande destaque, com 26 pontos.
Neste domingo (9), o Brasil enfrenta a Austrália às 10h pela terceira e última partida do torneio (com transmissão do SporTV2). Para ir aos Jogos de Tóquio, precisará vencer as atuais vice-campeãs mundiais.
A derrota para as francesas era esperada, tanto que Neto rodou bastante o elenco durante a partida. O mesmo não pode ser dito do revés diante das porto-riquenhas na estreia, que complicou a vida das brasileiras.
A seleção feminina foi ao pódio olímpico nos Jogos de Atlanta 1996 (prata) e Sydney 2000 (bronze). Agora, corre grandes riscos de ficar fora do que seria sua oitava participação consecutiva no evento, que disputou pela primeira vez em Barcelona 1992.
Após perder todos os jogos da fase de grupos na Olimpíada do Rio, em 2016, e nem se classificar para a última Copa do Mundo da modalidade, em 2018, a disputa por vaga nos Jogos de Tóquio parecia mesmo uma missão distante das possibilidades brasileiras.
A recuperação sob o comando de José Neto, que assumiu o cargo em junho de 2019, começou em agosto, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, quando o Brasil conquistou uma surpreendente medalha de ouro — a primeira no evento desde 1991.
Na decisão, ao baterem uma seleção reserva dos Estados Unidos, as atletas ficaram muito emocionadas e foram às lágrimas.
Ainda no ano passado, elas terminaram na terceira posição na AmeriCup (derrotadas nas semifinais pelo Canadá) e bateram Argentina e Colômbia no Pré-Olímpico regional para chegar ao classificatório internacional de Bourges.
Tudo parecia bem encaminhado para a redenção, não fosse a derrota inesperada na estreia. Nos últimos oito confrontos contra Porto Rico, as brasileiras haviam vencido seis.