Ganhadora de duas medalhas olímpicas nos Jogos Rio 2016,a atiradora grega Anna Korakaki foi escolhida para iniciar o revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. Esta é a primeira vez na história que uma mulher será o primeiro portador da tocha.
O anúncio foi feito pelo Comitê Olímpico da Grécia, que anunciou que Korakaki receberá o fogo olímpico das mãos de uma atriz, que representará o papel de uma alta sacerdotisa grega. A cerimônia acontecerá no dia 12 de março, em Olimpia, na Grécia.
Koraki dará início ao revezamento da tocha, que terá na sequência a japonesa Mizuki Nouchi, campeã olímpica da maratona nos Jogos de Atenas 2004; o ex-judoca japonês Tadahiro Nomura, dono de três ouros olímpicos; e a lutadora japonesa de estilo livre Saori Yoshida, que acumulou três ouros e uma prata nos últimos quatro Jogos Olímpicos. O fogo olímpico percorrerá o território durante oito dias, até ser entregue ao comitê organizador de Tóquio, em uma cerimônia a ser realizada no Estádio Panatenaico, em Atenas.
Quem irá entregar a tocha olímpica para os japoneses será a grega Katerina Stefanidi, campeã olímpica do salto com vara nos Jogos do Rio de Janeiro. Da Grécia para o Japão o traslado será feito em uma aeronave especial. A chegada ao país-sede dos Jogos está programada para 20 de março.
A primeira cidade japonesa a receber a tocha olímpica será Tohoku, uma das mais afetadas pelo tsunami de 2011, que deixou cerca de 16 mil pessoas mortas. No total, 47 prefeituras japonesas receberão a tocha, durante os 121 dias doe revezamento que será encerrado no dia 24 de julho, data de abertura da Olimpíada, no Estádio Nacional de Tóquio.