Com duas participações olímpicas, Londres 2012 e Rio 2016, Guilherme Toldo está prestes a confirmar presença nos Jogos de Tóquio. Número 28 do ranking mundial do florete, o esgrimista gaúcho treina atualmente no Frascati Scherma, da Itália. Da Europa, ele fala sobre as preocupações envolvendo o surto de coronavírus, que, por exemplo, forçou o cancelamento de uma etapa da Copa do Mundo de Esgrima, programada para o final do mês de março.
—Está sob controle. Aqui, na Itália, não existe tanto medo assim, mas, por exemplo, um grupo de atletas chineses que viria para cá treinar teve sua viagem cancelada —informa o atleta que também defende o Grêmio Náutico União.
Segundo Toldo, houve uma certa pressão de pais de atletas mais jovens para que o Frascati Scherma cancelasse o intercâmbio com os esgrimistas da China.
— Estava programado para que 10 atletas viessem treinar aqui no clube. E o que ocorreu foi uma pressão dos pais dos atletas menores (crianças), que ficaram preocupados. O clube fez um comunicado por e-mail do cancelamento, sem dar maiores detalhes —ressalta Toldo, que nos Jogos do Rio chegou às quartas de final.
Neste final de semana, o atleta de 27 anos irá competir no Grand Prix de Turim, na Itália. Já a partir do dia 21 estará no Cairo, para a disputa de uma etapa da copa do mundo.
O coronavírus já matou 563 pessoas, de acordo com um novo boletim divulgado pelas autoridades da China nesta quinta-feira (6). Fora do país, são dois casos de óbitos: um em Hong Kong, território-autônomo da China, e outro nas Filipinas.