Com menos de sete meses para o início dos Jogos de Tóquio 2020, o judô brasileiro segue brigando por vagas na competição. Com atletas garantidos em quase todas as categorias, os brasileiros agora traçam uma disputa "interna" para definir os representantes do país na modalidade em solo japonês. Entre eles, a maioria será de judocas da Sogipa.
Os critérios de classificação olímpica no judô são simples: os 18 atletas mais bem ranqueados em cada categoria estão garantidos no evento. No entanto, há um limite de apenas um judoca por país. O que torna a briga mais acirrada.
Com a atualização do ranking mundial nesta segunda-feira (27), pelas contas, o clube gaúcho tem sete atletas com possibilidades de estar em Tóquio 2020. Alguns já estão praticamente garantidos, esperando somente o encerramento do ranking olímpico — marcado para 30 de maio — para carimbar de vez o passaporte.
São eles: a bicampeã mundial e número oito da lista na categoria até 78kg, a porto-alegrense Mayra Aguiar; a 13ª na categoria até 70kg, a santa-mariense Maria Portela; o sétimo na categoria até 66kg, o porto-alegrense Daniel Cargnin; e o 12° na categoria até 90kg, o paulista Rafael Macedo. O quarteto não tem concorrentes brasileiros brigando pela vaga olímpica em suas categorias.
Além deles, outros quatro atletas da Sogipa brigam por três lugares. Na categoria até 48kg, para a paulista Nathália Brigida levar a vaga precisa tirar 547 pontos que tem de diferença para a também paulista Gabriela Chibana (Pinheiros), que no momento está qualificada. Na categoria até 100kg, o paulista Leonardo Gonçalves perde a vaga por 533 pontos para o também paulista Rafael Buzacarini (Paineiras).
Mas, a disputa mais dramática está na categoria até 63kg. As sogipanas Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros brigam pela vaga. Sendo que a última leva vantagem com 487 pontos de diferença.
Até o fechamento do ranking olímpico, o calendário de competições será cheio. O último torneio será o Masters de Doha, entre os dias 28 e 30 de maio. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) promete levar para a maioria dos eventos todos aqueles que brigam pelas vagas.
Como estão as vagas do judô brasileiro na Olimpíada:
Feminino
- -48kg: Gabriela Chibana (Pinheiros) estaria qualificada hoje. Mas Nathália Brigada (Sogipa) ainda briga pela vaga. A diferença é de 547 pontos.
- -52kg: Larissa Pimenta (Pinheiros) é a única brasileira na zona de classificação, em 10° lugar, com 3192 pontos.
- -57kg: com a suspensão de Rafaela Silva (Reação), número quatro do ranking olímpico. A CBJ tentará qualificar Ketelyn Nascimento (Pinheiros), número 43°, a tempo dos Jogos.
- -63kg: Ketleyn Quadros (Sogipa) estaria qualificada hoje, em 11° lugar. Mas Aléxia Castilhos (Sogipa), em 14° lugar, ainda briga pela vaga. A diferença é de 487 pontos.
- -70kg: Maria Portela (Sogipa) é a única brasileira na zona de classificação, em 13° lugar, com 2800 pontos.
- -78kg: Mayra Aguiar (Sogipa) é a única brasileira na zona de classificação, em oitavo lugar, com 3760 pontos.
- +78kg: Maria Suelen Altheman (Pinheiros) estaria qualificada hoje, em terceiro lugar. Mas Beatriz Souza (Pinheiros), em quatro lugar, ainda briga pela vaga. A diferença é de 250 pontos.
Masculino
- -60kg: Eric Takabatake (Pinheiros) é o único brasileiro na zona de classificação, em 10° lugar, com 2744 pontos.
- - 66kg: Daniel Cargnin (Sogipa) é o único brasileiro na zona de classificação, em sétimo lugar, com 3422 pontos.
- -73kg: além do -57kg, é a outra categoria que o Brasil não tem atletas na zona de classificação. Mas ainda há esperanças matemáticas. Eduardo Katsuhiro (Paineiras) é o melhor ranqueado, na 37ª colocação.
- - 81kg: Eduardo Yudy (Pinheiros) é o único brasileiro na zona de classificação, em 20° lugar, com 2147 pontos.
- - 90kg: Rafael Macedo (Sogipa) é o único brasileiro na zona de classificação, em 12° lugar, com 2891 pontos.
- -100kg: Rafael Buzacarini (Paineiras) estaria qualificado hoje, em 12° lugar. Mas Leonardo Gonçalves (Sogipa), em 19° lugar, ainda briga pela vaga. A diferença é de 533 pontos.
- +100kg: David Moura (Reação) estaria qualificado hoje, em sexto lugar. Mas Rafael Silva (Pinheiros), em nono lugar, ainda briga pela vaga. A diferença é de 302 pontos.