A sexta-feira (24) foi de mais uma medalha para o judô brasileiro no Grand Prix de Tel Aviv, em Israel. Depois do bronze conquistado pelo porto-alegrense Daniel Cargnin (-66kg) na quinta-feira (23), foi a vez de Eduardo Yudy subir ao pódio na categoria até 81kg. A gaúcha Aléxia Castilhos, atleta da Sogipa, faturou o segundo melhor resultado do dia. A atleta de 24 anos esteve perto de subir ao pódio, mas perdeu a disputa pelo bronze para a tcheca Renata Zachova na categoria até 63kg e encerrou sua participação com o quinto lugar.
Filho de pais brasileiros, mas nascido no Japão, Yudy levou o bronze ao vencer o alemão Dominic Ressel com um ippon aos 40 segundos de luta. Com o resultado, o judoca soma 350 pontos no ranking e se credencia a ser o representante brasileiro no peso meio-médio em Tóquio 2020.
— Estava com a autoestima baixa, mas graças a Deus consegui esta medalha para o Brasil. Me sinto mais confiante e na próxima vez irei em busca do ouro — afirmou o judoca de 25 anos.
A porto-alegrense Aléxia Castilhos fez um torneio impecável até às semifinais. Na primeira luta, venceu Sandrine Billiet, de Cabo Verde, com um ippon aos 45 minutos de disputa. Na segunda, passou pela israelense Inbal Shemesh com outro ippon aos 45 minutos de luta. E nas quartas, venceu a sul-coreana Ju Hee Han com dois wazaris em 30 segundos.
No entanto, perdeu a semifinal para a canadense Catherine Beauchemin Pinard após luta disputadíssima; e o confronto do bronze para Zachova por ippon, após sair vencendo com um wazari. Com o quinto lugar, ela soma 252 pontos no ranking e se mantém viva em busca da vaga olímpica.
Os sogipanos Ketleyn Quadros (-63kg), Maria Portela (-70kg), David Lima (-73kg) e João Macedo (-81kg) não conseguiram avançar às fases finais do torneio neste segundo dia de competições.
Terceiro dia de competição
Na madrugada deste sábado (25), a partir das 5h (horário de Brasília), mais cinco brasileiros sobem ao tatame de Tel Aviv para o último dia de competições. Entre eles, os sogipanos Rafael Macedo (-90kg) e Leonardo Gonçalves (-100kg).
As finais estão marcadas para as 12h (horário de Brasília). Todas as lutas tem transmissão ao vivo do site ijf.org.