Em certa medida, o salto triplo masculino atravessa uma fase de ouro parecida com a do tênis. Assim como Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, os maiores campeões de Grand Slam da história, revezam conquistas na quadras, na modalidade do atletismo metade dos (raros) homens que já ultrapassaram a marca de 18 metros (veja quadro abaixo) está presente no Mundial de Doha (Catar), que começa nesta sexta-feira (27), a partir das 13h25min – a final será no domingo (29), às 15h45min.
Roubar um lugar no pódio de Christian Taylor e Will Claye e do cubano naturalizado português Pedro Pablo Pichardo será uma missão e tanto. Dois brasileiros sonham com essa façanha: o paulista Alexsandro Melo e o mato-grossense Almir Cunha dos Santos, da Sogipa.
– É desafiador entrar numa prova com três saltadores que têm mais de 18m e estão saltando bem na temporada. Mas isso me motiva, porque gosto das grandes competições. Sei que vou ter de acertar os meus melhores saltos – afirma Almir Júnior, como é conhecido.
Vice-campeão mundial indoor em 2018, o atleta de 26 anos viu sua temporada prejudica por uma lesão no pé direito. Apesar de ter obtido o índice olímpico logo na primeira competição da qual participou no verão europeu, no final de junho, Almir teve de abortar a participação em outros eventos. No Pan de Lima, saiu frustrado com o quarto lugar.
Para Doha, o triplista ambiciona superar sua melhor marca pessoal, de 17m53cm, registrada em 2018.
– Chego bem melhor preparado para esse Mundial, sem dor. Tive tempo de me recuperar da lesão no pé e de treinar. Tenho evoluído bastante nos meus saltos, tenho muito coisa para crescer. Essas experiências são muito válidas para a minha corrida para Tóquio. Toda vez que entrou numa prova desse nível eu aprendo muito, tento tirar o máximo dessas competições, aprender o máximo. Vai ser assim em Tóquio, e quero estar preparado quando chegar lá.
CANGURUS DO TRIPLO
Apenas seis homens já ultrapassaram a barreira dos 18 metros
18m29cm – Jonathan Edwards (GBR), em 1995
18m21cm – Christian Taylor (EUA)*, em 2015
18m14cm – Will Claye (EUA)*, em 2019
18m09cm – Kenny Harrison (EUA), em 1996
18m08cm – Pedro Pablo Pichardo (CUB)*, em 2015
18m04cm – Teddy Tamgho (FRA), em 2013
*Atletas inscritos na prova no Mundial de Doha