Hugo Calderano é o primeiro brasileiro a ser campeão alemão de tênis de mesa. Neste sábado (25), em Frankfurt, na final da Bundesliga, o Liebherr Ochsenhausen, clube onde atua, quebrou um jejum de 15 anos sem títulos ao vencer o Saarbrücken, por 3 a 0. No início do ano, o carioca, número 8 do ranking mundial, já havia conquistado o título da Copa da Alemanha.
O Ochsenhausen venceu o primeiro jogo, com o francês Simon Gauzy. Ele bateu o alemão Patrick Franziska, em confronto muito equilibrado, por 3 a 2 (10/12, 11/8, 11/8, 9/11 e 11/8), abrindo vantagem na luta pelo título.
Calderano fez o segundo confronto da decisão, contra o taiwanês Liao Cheng-Ting. A partida foi de oscilações. Depois de vencer o primeiro set rapidamente e com facilidade, o brasileiro viu o adversário crescer no segundo e acirrar a disputa. O terceiro set foi do mesa-tenista de Taiwan, que voltou mais ligado e conseguiu virar a partida para 2 a 1. A partir do quarto, porém, foi a vez do carioca reagir e fechar o confronto em 3 a 2.
O austríaco Stefan Fegerl tinha a possibilidade de garantir o título para o Ochsenhausen. A exemplo dos confrontos anteriores, encontrou um duríssimo adversário, o esloveno Darko Jorgic. Chegou a estar perdendo por 2 sets a 0, sendo que o primeiro foi por 11 a 1. Mas, em uma reação incrível, conseguiu a virada e garantiu o título da temporada com a vitória por 3 a 2 (1/11, 11/13, 11/9, 13/11 e 11/8).
Na temporada, Hugo Calderano foi o líder do grupo nas duas conquistas. Ao todo, venceu 16 jogos na Bundesliga, sendo um em duplas. O título alemão amplia ainda mais a lista de feitos históricos da carreira do mesa-tenista que completará 23 anos, em junho. Entre os mais recentes estão a mais alta posição de um não-asiático e não-europeu desde a criação do ranking mundial (6º, de janeiro a março deste ano) e a vitória sobre o atual número um, o chinês Fan Zhendong, nas finais do Circuito Mundial do ano passado - onde ficou com o bronze na competição.
Além disso, conta no currículo com os melhores desempenhos do Brasil em Jogos Olímpicos (9º no Rio 2016) e no Circuito Mundial (quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes), dois ouros em Jogos Pan-Americanos (Toronto 2015), um bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude (Nanjing 2014) e diversas conquistas continentais.
Os próximos compromissos de Hugo serão eventos da série Platinum do Circuito Mundial, equivalentes a um Grand Slam no tênis. O Aberto da China será disputado na próxima semana, de terça (28) a domingo (2), enquanto o do Japão irá de 12 a 16 de junho.