Momento histórico para o tênis de mesa brasileiro. Nesta sexta-feira (09), o carioca Hugo Calderano eliminou o alemão Timo Boll, líder do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) e dono de três medalhas olímpicas,em jogo válido pelas oitavas de final do Aberto do Catar.
Número 15 do ranking, Calderano venceu com parciais de 11/9, 11/9, 11/8, 7/11 e 12/10. Seu próximo rival será o japonês Tomokazu Harimoto, 12º do mundo. Se vencer, Hugo encara na semifinal o vencedor duelo entre o quarto da classificação mundial - o chinês Gaoyuan Lin - e Chun Ting Wong, de Hong Kong, sexto do ranking.
Após a partida, em entrevista à TV da Federação Internacional, Calderano avaliou a histórica vitória.
— Foi realmente importante fazer um bom começo. Eu fui agressivo desde o início, mas sabia que ele iria se adaptar e aumentar seu nível de jogo. Ele se tornou mais positivo. No final do quinto set tentei me concentrar em cada ponto e não na pontuação, mas é claro que eu sabia que eram pontos importantes.
O Aberto de Tênis de Mesa do Catar é a segunda etapa do circuito mundial da modalidade. Na primeira, em Budapeste, na Hungria, Hugo Calderano foi eliminado pelo chinês Fan Zhendong, nas semifinais.