O brasileiro Hugo Calderano assumiu a sexta posição do ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), a mais alta de um latino-americano em todos os tempos. O carioca de 22 anos ganhou três postos em relação ao nono lugar do mês de novembro, quando já havia alcançado sua melhor marca pessoal.
Calderano chegou a 13.190 pontos e está a 670 de entrar no top 5. À sua frente estão os chineses Fan Zhendong (17.751 pontos) e Xu Xin (15.835), o alemão Timo Boll (14.575), o também chinês Lin Gaoyuan (14.341) e o japonês Tomokazu Harimoto (13.860).
Indicado entre os quatro finalistas do prêmio de Estrela do Ano, oferecido pela ITTF, Calderano comemorou o resultado.
- Fico muito feliz e motivado com a minha posição, mas ao mesmo tempo sei que o caminho para continuar subindo vai ficando cada vez mais difícil. Eu tento aproveitar o momento, celebrando cada conquista. É preciso manter o foco no objetivo principal, mas também aproveitar o caminho até chegar lá.
Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, ouro individual e por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, Calderano ganhou destaque ao chegar às oitavas de final dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
Nesta temporada, o brasileiro obteve importantes resultados: ele foi vice-campeão do Aberto do Qatar, evento da série Platinum do Circuito Mundial, equivalente a um Grand Slam do tênis; ficou com a medalha de bronze na etapa da Hungria; foi campeão da Copa Pan-Americana e foi o grande nome da seleção brasileira, que conseguiu chegar às quartas de final do Campeonato Mundial e da Copa do Mundo por equipes.
Apontado como uma das esperanças brasileiras de medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio -2020, Hugo Calderano encerrará 2018 disputando o Grand Finals, evento que reúne os 16 melhores mesa-tenistas da temporada, a partir do dia 19, em Incheon, na Coreia do Sul.