A seleção brasileira de wrestling encerrou no domingo (22) a participação no Campeonato Pan-americano da modalidade, disputado em Buenos Aires, na Argentina. A delegação conquistou oito medalhas e mais quatro classificações para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, entre 26 de julho e 11 de agosto. Na capital peruana a equipe será representada por nove lutadores, um a mais do que o número de classificados para a edição anterior, em Toronto 2015.
Os atletas das categorias olímpicas devem confirmar a titularidade no Campeonato Brasileiro de Wrestling que acontece dias 17 e 18 de maio no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Caso o campeão não seja o titular da categoria, uma seletiva será realizada para definir quem vai representar o Brasil no Pan de Lima.
Buenos Aires, o destaque brasileiro foi Lais Nunes, que ficou com a medalha de ouro na categoria até 62 kg do wrestling feminino ao derrotar na final a norte-americana Mallory Velte. No Campeonato Mundial de 2018, a brasileira havia sido derrotada pela rival, na disputa da medalha de bronze.
— Estou trabalhando duro para atingir o que quero e trabalhando bastante a minha mente. Tive força e foco e tenho certeza que isso foi o diferencial neste Pan-americano. Ouvir o hino nacional e nossa bandeira no lugar mais alto é muito emocionante. Agradeço a meus companheiros de treino, meu treinador Nisdany Perez e a equipe de São José dos Campos e a todos que torcem por mim. Vencer o Pan é mais um passo rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Um mente forte sempre tem fé no que virar —disse a atleta de 26 anos.
Além de Lais, Joilson Júnior (67 kg) e Ângelo Moreira (77 kg), ambos do estilo greco-romano, mais Giullia Penalber (57 kg) e Aline Silva também já tinham assegurado suas respectivas divisões de peso no Pan.
Outros quatro lutadores garantiram novas vagas ao país no Pan de Lima. Kamila Barbosa e Gracyenne Helena garantiram vaga nas categorias até 50 kg e até 53 kg no wrestling feminino. Daniel Nascimento classificou a categoria até 57 kg do estilo livre com um quinto lugar e Antoine Jaoude foi bronze na divisão até 125 kg, aos 42 anos, após três anos longe das competições internacionais pelo Brasil.
— A paixão por esse esporte me faz querer continuar lutando e seguir representando o Brasil. Desde quando venci a seletiva no início do ano venho mantendo contato e seguindo a programação do treinador-chefe Angel Torres. Nunca me senti tão à vontade e respaldado dentro de uma competição. Recebi apoio e confiança de todos da Confederação e no fim deu tudo certo —disse Jaoude, atleta olímpico em Atenas 2004.
Confira as categorias classificadas para os Jogos Pan-Americanos de Lima:
Estilo greco-romana
Até 67kg - Joilson Júnior
Até 77kg – Angelo Moreira
Wrestling feminino
Até 50kg – Kamila Barbosa
Até 53kg – Gracyenne Helena
Até 57kg –Giullia Penalber
Até 62kg – Lais Nunes
Até 76kg – Aline Silva
Estilo livre
Até 57kg –Daniel Nascimento
Até 125kg –Antoine Jaoude