O Minas Tênis Clube começou com vitória a série melhor de três do playoff final da Superliga feminina de vôlei 2018/19. Neste domingo (21), na primeira decisão mineira da história da competição, o time de Belo Horizonte largou na frente ao superar o Praia Clube por 3 sets a 2 (28/26, 25/22, 17/25, 17/25 e 15/6), no ginásio do Mineirinho, diante de um público de 8450 pessoas.
A partida começou com grande equilíbrio e um momento de preocupação. Com o placar empatado em 24 pontos, Fernanda Garay sofreu uma grave entorse no tornozelo direito. Aos prantos, a ponteira campeã olímpica deixou a quadra carregada por integrantes das comissões técnicas das duas equipes. A saída de uma de suas principais atacantes fez o Praia não conseguir manter o ritmo e ver o Minas vencer, por 28 a 26, a primeira parcial.
Com apoio da torcida, o Minas seguiu forte no segundo set e pareceu encaminhar uma vitória fácil. Porém, o time de Uberlândia reagiu a partir do terceiro e com Ellen, substituta de Garay, tendo boa atuação conseguiu vencer as duas parciais seguintes e forçou o tie-break, onde novamente a equipe da casa prevaleceu e garantiu a vitória.
A oposta americana Nicole Fawcett, do Praia, foi a maior pontuadora da partida, com 28 acertos. Pelo lado do Minas, Gabi Guimarães foi o destaque com 22 pontos - e levou o troféu VivaVôlei, de melhor jogadora.
O treinador Stefano Lavarini, doMinas, falou do equilíbrio do confronto final entre as equipes mineiras.
— É importante porque demos um passo para o nosso objetivo, mas sabemos que precisamos ganhar dois jogos. Foi uma grande batalha. Começamos um pouco melhores, mas o Praia cresceu de produção e passou a jogar muito bem na defesa. Felizmente conseguimos voltar para o jogo no quinto set. Acredito que essa série será muito disputada até o final — explicou o italiano que trabalha no Brasil, pela primeira vez.
As duas equipes voltarão à quadra para o segundo jogo da decisão na próxima sexta-feira (26), às 21h30, no ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia. Se vencer, o Minas levantará o título. Caso contrário, uma terceira partida acontecerá no dia 3 de maio, em Belo Horizonte.