A etapa de Gênova, na Itália, da Copa do Mundo de Vela foi encerrada neste domingo (21) com a confirmação da medalha de ouro das gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que já haviam garantido a conquista na classe 470, de forma antecipada, mesmo antes da disputa da regata de medalha, onde elas ficaram em terceiro lugar, e com o título da classe Finn, pelo paulista Jorge Zarif.
Zarif venceu o duelo particular contra o espanhol Alex Muscat na regata decisiva e assegurou a segunda medalha de ouro do Brasil na competição, a quarta na temporada. Campeão mundial da Finn em 2013 e atual campeão mundial da Star, o brasileiro começou o domingo em segundo lugar, mas apenas dois pontos atrás de Muscat. Assim, quem chegasse na frente na medal race levaria o ouro. O espanhol cometeu um erro no fim da primeira perna, e Jorge soube velejar de forma segura até terminar em sexto lugar, garantindo o título com 30 pontos perdidos contra 34 do adversário.
— Foi uma diferença pequena. Não larguei tão bem, mas o ponto mais importante da regata foi na primeira boia. Eu tinha ficado um pouco para trás, mas o espanhol tentou forçar a passagem no meio dos barcos e sofreu duas penalidades por causa disso. A partir daí, passei a controlar ele e manter a vantagem — explicou o velejador de 26 anos, após a prova.
A próxima etapa da Copa do Mundo de Vela será disputada em Marselha, na França, entre os dias 2 e 9 de junho. Até o momento, além das quatro medalhas de ouro, o Brasil já obteve um total de seis pódios, nas três competições já realizadas.
Confira as medalhas brasileiras:
Etapa de Enoshima (Japão)
Ouro: Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX)
Etapa de Miami (EUA)
Ouro: Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX)
Prata: Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino (Nacra 17)
Bronze: Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470 feminina)
Etapa de Gênova (Itália)
Ouro: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina)
Ouro: Jorge Zarif (Finn)