Com duas vitórias na manhã deste sábado (20), em Gênova, as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan conquistaram o ouro na etapa da Itália da Copa do Mundo de Vela. As atletas do clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, conseguiram, por antecipação, o título da classe 470 feminina da disputa.
A dupla manteve o bom desempenho em todas as regatas do campeonato, garantindo três vitórias nas seis regatas disputadas entre os 35 barcos que participaram da classe.
— Nós estamos muito felizes com a vitória, pois conseguimos resultados e desempenhos excelentes em todas as regatas. Foi um campeonato difícil, de vento fraco, mas conseguimos velejar bem e rápido. Além de tomar as decisões certas na parte tática — destacou Fernanda Oliveira, após a conquista.
Neste início de ano, a dupla já garantiu o bronze na etapa da Copa do Mundo de Miami, o quinto lugar no Norte-Americano de 470, a prata no Sul-Americano de 470. O próximo desafio de Ana e Fernanda será a final da Copa do Mundo, em junho, na França.
— Depois desse campeonato, vamos focar nos treinos em Porto Alegre e, de repente, fazer um período de treino no Rio de Janeiro. O objetivo é tentar melhorar cada vez mais a parte física e técnica antes da final na França — finalizou Fernanda.
A disputa reuniu mais de 430 atletas nas principais classes olímpicas entre os dias 16 e 21 de abril em Gênova, na Itália.