A gaúcha Maria Portela conquistou neste sábado (16), a medalha de prata, na categoria médio (70 kg), no segundo dia de disputa do Grand Slam de Judô de Ecaterimburgo, na Rússia, e garantiu 700 pontos no ranking mundial, que definirá os classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Com uma campanha perfeita, a judoca da Sogipa deixou no caminho a mongol Battsetseg Tsog-Ochir, derrotada por waza-ari, e a uzbeque Gulvoza Matniyazova, batida por ippon, nas rodadas inciais.
Nas quartas de final, Portela derrubou a britânica Sally Conway, bronze nos Jogos Rio 2016, por waza-ari. Na semifinal, encarou a jovem japonesa Shiho Tanaka, 20 anos, e obteve uma suada vitória. Com duas punições contra três da rival, a gaúcha de 31 anos obteve vaga na decisão.
A disputa pelo ouro foi contra a francesa Marie Ève Gahié, atual vice-campeã mundial e líder do ranking da Federação Internacional de Judô (IJF). O retrospecto entre elas favorecia a europeia, que havia ganho os dois combates realizados anteriormente. E apesar de demonstrar sua garra característica, a Portela acabou sendo dominada pela rival que a imobilizou e conquistou a vitória, por ippon, com 2min21seg de disputa.
O pódio de Portela é a única medalha brasileira até agora na competição. Na sexta-feira, os sete judocas do país que estiveram em ação sequer chegaram à disputa por medalhas. Neste sábado, mais duas judocas da Sogipa competiram na categoria meio-médio. Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros, que acabaram sendo eliminadas logo em suas lutas de estreia.
No masculino, o peso leve (73 kg) Eduardo Barbos esteve perto de uma medalha. Depois de conseguir três vitórias por ippon sobre o marroquino Ahmed El Meziati, o quirguiz Ishen Amanov e o russo Evgenii Prokopchuk, ele foi derrotado pelo italiano Fabio Basile, por waza-ari, na semifinal, e foi para a disputa do bronze contra o tajique Behruzi Khojazoda, que o venceu no golden score.
Marcelo Contini (73 kg) e Eduardo Yudy Santos, meio médio (81 kg) acabaram sendo eliminados nas fases preliminares.
O Grand Slam de Ecaterimburgo será encerrado no domingo com a participação de mais dez brasileiros, com destaque para a gaúcha Mayra Aguiar (Sogipa) e o paulista Rafael Silva, duas vezes medalhista de bronze olímpico. Os combates preliminares começam às 3h30min (horário de Brasília). Já o bloco final, com as disputas de medalhas, será realizado a partir das 9h, sempre com transmissão pelo site oficial da IJF: www.ijf.org.