O britânico de origem somali Mo Farah confirmou seu amplo domínio nas provas de fundo ao vencer neste sábado os 5 mil metros dos Jogos do Rio 2016, após conquistar os 10 mil metros. Farah, 33 anos, que já havia realizado a mesma façanha nos Jogos de Londres 2012, venceu hoje com o tempo de 13:03.30.
Após as três medalhas de ouro do jamaicano Usain Bolt nas provas de velocidade, para se tornar três vezes tri dos 100m, 200 m e revezamento 4x100 m, em Três Jogos Olímpicos consecutivos, Farah conseguiu a façanha de se tornar duas vezes bicampeão: vencedor nos 5.000 e 10.000 metros em Londres 2012 e Rio 2016.
Leia mais:
Alemão Thomas Röhler ganha ouro no lançamento de dardo
China vence Sérvia e conquista ouro no vôlei feminino
Americano Matthew Centrowitz surpreende e vence 1.500 metros
– O sonho de cada atleta é se destacar nos Jogos Olímpicos. Não posso acreditar – afirmou Farah depois de conquistar mais uma medalha de ouro. – Por estar tão longe da família durante tanto tempo eu tinha que fazer algo por eles. Agora só penso em voltar para casa, encontrar meus filhos maravilhosos e colocar minhas medalhas em seus pescoços – completou.
O americano de origem queniana Paul Kipkemoi Chelimo (13:03.90) chegou na segunda posição, foi desclassificado e depois reabilitado, o que confirmou sua medalha de prata. O etíope Hagos Gebrhiwet (13:04.35) levou a medalha de bronze.
Além de Chelimo, chegaram a ser desclassificados o etíope Muktar Edris, quarto, e o canadense Mohammed Ahmed, quinto, o que por alguns minutos deixou o bronze no colo do veterano americano Bernard Lagat (13:06.78). Os três foram desclassificados por alguns minutos supostamente por empurrões em adversários na última volta.
Farah se igualou ao finlandês Lasse Viren, que também obteve o bicampeonato olímpico nos 5 mil e 10 mil metros. Na final dos 5.000 metros deste sábado, Farah deixou os etíopes controlarem a corrida, ficando na sexta posição na primeira metade da prova, mas foi apertando o ritmo para ocupar o segundo posto por volta dos 3.000 metros. Após os 3.400 metros, Farah assumiu a liderança e deu um sprint nos últimos 400 metros, sem que ninguém pudesse acompanhá-lo.
*AFP