O Brasil conquistou uma medalha de bronze no atletismo nesta terça-feira. Mas não foi no Rio: o COI revelou que o exame antidoping da russa Yulia Chermoshanskaya feito na Olimpíada 2008 – analisado novamente por conta do escândalo de doping com atletas do país – testou positivo. Ela ajudou a Rússia a vencer o revezamento 4x100m rasos feminino. Com isso, o time foi desclassificado, e a equipe brasileira, que terminou em quarto, subiu para o terceiro lugar, com um bronze retroativo.
Leia mais:
Robson Conceição bate francês e fatura o ouro no boxe olímpico
Após o ouro, Robson Conceição diz: "Quero festa em Salvador"
Brasil fatura três medalhas em cima da França e internet comemora com memes
As russas haviam vencido aquela prova, disputada no Ninho de Pássaro, com o tempo de 42seg31. Elas contaram com a falha da Jamaica, ampla favorita ao título, que errou a transição do bastão na passagem da segunda para a terceira corredora. A Bélgica terminou a prova em segundo e a Nigéria em terceiro.
Com a eliminação das russas, Rosemar Coelho Neto, Lucimar de Moura, Thaissa Presti e Rosângela Santos, com o tempo de 43seg14, subiram de patamar e agora são consideradas as medalhistas de bronze da Olimpíada de Pequim.
*ZHESPORTES